Manter os <i>Estaleiros</i> públicos

Num co­mu­ni­cado dis­tri­buído aos tra­ba­lha­dores dos Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo, a cé­lula do Par­tido de­nuncia a ine­xis­tência do plano de re­es­tru­tu­ração que o Go­verno se com­pro­meteu a apre­sentar até ao final do mês de Ou­tubro (de­pois de uma pri­meira data ter sido fi­xada em 2 de Se­tembro). Re­a­fir­mando, no co­mu­ni­cado, o seu apoio à ma­nu­tenção da em­presa com as ac­tuais ca­rac­te­rís­ticas de «em­presa pú­blica es­tra­té­gica para o de­sen­vol­vi­mento da re­gião e do País», os co­mu­nistas lem­bram que não só ainda não há qual­quer plano de vi­a­bi­li­zação como «quase todos os dias» os tra­ba­lha­dores são con­fron­tados com «si­tu­a­ções inad­mis­sí­veis».

Uma delas prende-se com o «es­va­zi­a­mento dos ENVC», de­nun­ciado pela cé­lula. Para o PCP, é in­com­pre­en­sível que, exis­tindo uma «con­si­de­rável car­teira de en­co­mendas», não se tenha co­me­çado a cons­trução de al­guma delas. Há muito que os co­mu­nistas de­fendem a exe­cução das en­co­mendas exis­tentes em car­teira, pois «não há nada mais de­vas­tador para um tra­ba­lhador do que estar meses a fio sem nada para pro­duzir». A não ser, alerta, que o ob­jec­tivo por de­trás desta pas­si­vi­dade seja a «des­mo­ti­vação e o de­ses­pero do tra­ba­lha­dores».

Outra si­tu­ação de­nun­ciada pela cé­lula do Par­tido é o atraso no pa­ga­mento dos sa­lá­rios. O PCP lembra que o ac­tual pre­si­dente do Con­selho de Ad­mi­nis­tração anun­ciou há se­manas que os sa­lá­rios es­ta­riam as­se­gu­rados até ao final do ano. Para os co­mu­nistas, trata-se de uma es­tra­tégia do Go­verno e da ad­mi­nis­tração para pro­curar «criar as con­di­ções para a pri­va­ti­zação dos Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo, tal como está es­crito no pro­grama de agressão as­si­nado pelo PS,PSD e CDS com a troika es­tran­geira».

Também a ex­tensão de Saúde está em risco de não poder con­ti­nuar a prestar ser­viços aos tra­ba­lha­dores dos Es­ta­leiros, de­nuncia o PCP.



Mais artigos de: PCP

É a luta do povo que determina o futuro

«Nin­guém se ponha de lado, porque a ofen­siva é contra todos, ti­rando o ca­pital fi­nan­ceiro, os ban­queiros, os grandes grupos eco­nó­micos que con­ti­nuam a ir de vento em popa», afirmou Je­ró­nimo de Sousa, no sá­bado, no final de um des­file na Baixa da Ba­nheira.

Fazer da greve uma jornada memorável

O salão do Rancho do Monte, em Vila do Conde, encheu com as mais de 500 pessoas que, no passado domingo, ali se juntaram para participar no almoço comemorativo do 90.º aniversário do PCP e do 94.º da Revolução de Outubro, levado a cabo pela...

Contra o roubo no subsídio de Natal

O PCP pro­moveu, an­te­ontem, em todo o País, ac­ções de con­tacto e es­cla­re­ci­mento junto dos tra­ba­lha­dores e da po­pu­lação sobre o roubo no sub­sídio de Natal, e de apelo à re­jeição do pacto de agressão e à par­ti­ci­pação na greve geral.

Construtores da greve geral

Mais do que apoiar a con­vo­cação e re­a­li­zação da greve geral, as cé­lulas e or­ga­ni­za­ções do PCP são cons­tru­toras ac­tivas desta grande jor­nada de luta contra a ex­plo­ração e o em­po­bre­ci­mento.

Defender a cultura e a língua

A cha­mada «re­es­tru­tu­ração total da rede de en­sino do Por­tu­guês no es­tran­geiro», pro­posta pelo Go­verno, po­derá sig­ni­ficar a sua pura e sim­ples des­truição, alerta a Di­recção da Or­ga­ni­zação da Emi­gração do PCP.

Almada e os <i>desgraçados</i> anos 60

Meio século é muito tempo na vida de um homem. Sobretudo se essa é uma vida cheia de episódios marcantes e, alguns, porventura dolorosos. Seria, pois, natural que as recordações de um acontecimento passado há tantos anos fossem difusas ou mesmo...

PCP felicita PCE

Reagindo aos resultados das eleições legislativas em Espanha (ver página 20), o Secretariado do Comité Central do PCP endereçou ao Comité Federal do Partido Comunista de Espanha (PCE) uma felicitação na qual salienta «o expressivo resultado alcançado...

<i>Avante!</i> na Bélgica

Mais de meia centena de militantes e amigos do Partido emigrantes na Bélgica participaram, no domingo, em Bruxelas, num almoço que contou com a presença de José Casanova, membro do CC do PCP e director do Avante!. A seguir ao almoço, realizado nas...